MARCOPOLO DESTACA SEUS RECENTES LANÇAMENTOS NA LAT.BUS 2021

Geração 8 de rodoviários e nova linha Volare New Attack reforçam liderança das marcas

A Marcopolo, líder brasileiro em soluções de mobilidade e fabricante de carrocerias de ônibus e micro-ônibus, participará da Lat.Bus 2021 destacando os seus mais recentes lançamentos, a nova família de rodoviários da Geração 8 e a nova linha de micro-ônibus Volare New Attack. A companhia também apresentará seus produtos da Marcopolo Rail, focados no transporte metroferroviário.

“A Lat.Bus é um dos mais importantes eventos para o setor de transporte de passageiros e acontece em um momento muito propício porque os segmentos de turismo e transporte rodoviário estão iniciando uma retomada mais consistente, o que deve repercutir positivamente no segundo semestre deste ano”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

O principal destaque da Marcopolo é a nova família de ônibus rodoviários da Geração 8 que estabelece um referencial inédito para o transporte rodoviário de passageiros. A nova linha de veículos representa um avanço em inovação com diferenciais que proporcionam competitividade para operadores, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motorista.

Composta pelos tradicionais modelos das linhas Viaggio e Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras e torna os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis.

A Geração 8 se destaca pelo visual marcante, seguindo o DNA de design Marcopolo que preza pela fluidez das linhas, design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto, teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros.

Todos os detalhes do veículo foram pensados cuidadosamente, a partir de um trabalho integrado realizado entre as áreas de Design, Engenharia e de Operações Industriais da Marcopolo. “Procuramos aproximar o ônibus o máximo possível do conceito automotivo na padronização dos processos de fabricação e montagem. O resultado é um ônibus focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto e conectividade para passageiros, assim como na facilidade de manutenção e reparação”, enfatiza Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.

Inovação, conforto e segurança

O trabalho conjunto para o desenvolvimento da Geração 8 resultou na criação de uma família de veículos que apresenta uma melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico. A iniciativa é um grande atrativo para as empresas de transportes, pois permite redução de custos operacionais, resultando em economia de combustível e consequente redução da emissão de gases de efeito estufa.

Outra preocupação da Marcopolo é o conforto do passageiro, nesse sentido, para tornar ainda melhor a experiência ao embarcar nos modelos da Geração 8, a companhia investiu em pesquisa e desenvolvimento para conceber todo o ambiente interno. Cerca de 100 engenheiros da empresa realizaram viagens de ônibus em todas as regiões do país, no total foram mais de 44 mil quilômetros rodados para entender as diferentes necessidades e preferências dos clientes. Esse trabalho proporcionou um olhar atento às questões como a largura e o espaçamento entre as poltronas, circulação dentro do veículo, tempo de permanência a bordo e utilização de equipamentos eletrônicos.

A partir dessa percepção, foram feitas mudanças como a criação de escada de acesso com degraus amplos, iluminação indireta em LED e um novo desenho do sistema de abertura da porta, mais eficiente e robusto.

Para ampliar o espaço interior e melhor acomodar passageiros e bagagens, a Marcopolo trabalhou em diferentes frentes. As poltronas ganharam uma nova estrutura e desenho ergonômico, otimizando o espaço para as pernas. Também foi adotada uma nova forma de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, a proposta é garantir ainda mais conforto e acolhimento. Outro ponto pensado foi o sistema de reclinação, que conta com acionamento mais fácil e suave, permitindo inúmeras posições de acordo com o biotipo do usuário.

Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade também esteve presente em diversas etapas do processo de criação da Geração 8. Uma das prioridades da companhia foi a redução da utilização da fibra de vidro em 80%, substituindo-a por matérias-primas de polímeros especiais aplicados na fabricação de para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outros componentes, resultando em peças mais leves e resistentes. As peças oferecem maior flexibilidade e absorção de impactos, podendo ser reparadas ou recicladas com facilidade.

Para levar o nível de padronização e qualidade da indústria automobilística para a fabricação de ônibus, a Marcopolo otimizou os processos produtivos da unidade de Ana Rech, onde são fabricados os novos veículos, e priorizou ações sustentáveis, como o uso de máquinas de solda com inversora e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente, o que proporciona uma redução no consumo de energia.

Volare New Attack

Com o objetivo de oferecer veículos com padrão de qualidade cada vez mais elevado e atender à segmentação de mercado nas aplicações e necessidades dos clientes, a Volare lançou no final de maio a nova linha New Attack de micro-ônibus. Composta pelos modelos New Attack 8 e New Attack 9, a nova família possui design diferenciado, muito mais arrojado e moderno, e importantes diferenciais competitivos já consagrados pelos usuários, como durabilidade superior, robustez, conforto, segurança e ergonomia para o motorista.

A nova linha New Attack chama a atenção pelo design único, sem comparação com os seus concorrentes de mercado e que acompanha as principais tendências no segmento automobilístico, com linhas mais leves, limpas e harmoniosas. Internamente, oferece padrões muito elevados de conforto, ergonomia e isolamento acústico.

A Volare se baseou no conceito veicular para definir a nova linha New Attack. “Procuramos aplicar uma evolução à uma linha que, desde 2014 quando foi lançada, alcançou grande sucesso, com foco, ao mesmo tempo, na sofisticação e conforto, e na robustez, eficiência e melhor relação custo/benefício” revela Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da marca.

Os veículos da linha Volare New Attack foram projetados para oferecer ainda mais facilidades e vantagens para o cliente. Desenvolvidos com maior utilização de componentes em plásticos de engenharia recicláveis - para maior segurança, sustentabilidade e facilidade de manutenção e reparação, com maior agilidade na substituição de peças - que absorvem o impacto e colaboram para a preservação ambiental.

Possuem novos para-choques, grade e conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LED, com farol de neblina e DRL como opcionais, que proporcionam maior vida útil em comparação a lâmpada convencional, assim como maior vida útil da bateria e menor consumo de combustível. Na traseira, o para-choque tem design mais limpo e moderno que facilita a manutenção e limpeza.

Marcopolo Rail

Outro segmento fundamental para a Marcopolo é o metroferroviário, com grande potencial de crescimento no Brasil e países da América do Sul. A divisão Marcopolo Rail, focada no desenvolvimento de novos Modais Sobre Trilhos, lançou o seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), o Prosper VLT.

“Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do Brasil, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais”, afirma Petras Amaral, business head da Marcopolo Rail.

“Aportamos a nossa expertise global em transporte coletivo neste novo projeto, pois acreditamos que os vários meios de transporte podem se complementar, contribuindo para a gestão pública da mobilidade, a redução de custos e tarifas e a melhoria da fluidez do trânsito nas cidades”, acrescenta.

“Com o Prosper VLT, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, relata

De acordo com o executivo, o Prosper VLT é fruto de uma ampla pesquisa de mercado realizada no Brasil e América Latina e deverá atender aos segmentos urbano, intercidades e turístico. O produto apresenta diversas vantagens como baixo custo de operação, longa vida útil e alta capacidade de transporte de passageiros. Uma composição de 4 carros poderá levar até 760 passageiros na versão urbana.

“Com uma grande capacidade de customização, a Marcopolo Rail terá várias frentes de atuação: fabricação de People Movers, VLTs, carros de passageiros e uma divisão de Projetos Especiais para reformas e modernização de trens”, complementa Amaral.

Prosper VLT: moderno e versátil

O Prosper VLT é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, versátil e desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi desenvolvido com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto.

As propulsões podem ser a diesel, com baixa emissão ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico). Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

Crédito das imagens: Divulgação Volare